Orientações aos Pais e Alunos

Uniforme

Seu uso é obrigatório diariamente. Quando o aluno não estiver devidamente uniformizado será notificado. Se houver reincidência, será advertido e posteriormente não poderá assistir aula, realizando as atividades na Orientação Educacional.

As crianças que ainda usam, ou deixaram de usar fraldas recentemente, deverão trazer duas fraldas descartáveis na mochila.

Todas as crianças da Pré-Escola deverão trazer, diariamente, uma troca completa de roupa.

Para os alunos do Ensino Médio, estão dispensados do uso completo do uniforme, podendo vir de calça jeans.

Identificação dos Pertences

Marque todo o material, brinquedo e uniforme com o nome e sobrenome de forma legível e permanente. Desta forma, fica mais fácil identificar os pertences no nosso setor de Achados e Perdidos.

Horário

O horário de entrada e saída deve ser respeitado.

Evitando atrasos, a criança aproveitará integralmente a dinâmica da classe.

Caso haja necessidade de retirar o aluno antes do horário ou chegar atrasado, o responsável deverá dirigir-se à Secretaria.

A saída antecipada deve ser evitada, para não prejudicar o trabalho realizado diariamente. Mas se acontecer, o responsável deverá justificar via agenda online o motivo da saída antecipada para a Orientação Educacional.

O aluno deverá ingressar em sala de aula no horário previsto, havendo tolerância de 10 minutos, exclusivamente na 1ª aula. Após os 10 minutos, o aluno só irá para a sala na 2ª aula e terá o atraso anotado.





Aniversário

O aniversário pode ser comemorado na escola, até o 1º ano, na última sexta-feira do mês, afim de não comprometer as atividades escolares e deverá ser agendada antecipadamente com a professora, para que a mesma possa se programar. 

Após confirmada a data, envie os convites com dois dias de antecedência para que a professora possa colocá-los nas mochilas dos outros alunos.

No dia do aniversário poderão ser enviados pratos de salgados e doces, bolo e refrigerantes. É vedada a presença de pais ou outros familiares na festada Escola. Caso a família queira filmar ou fotografar a festa, deverá deixar o equipamento e as instruções com a professora ou outro funcionário de sua confiança.

Agenda

Utilizamos o aplicativo Classapp como agenda online. No aplicativo, os pais poderão se comunicar diretamente com a professora, coordenadora, orientação, secretaria, financeiro e etc. É uma forma rápida e prática de comunicação entre família e escola. 

Qualquer problema com o uso do aplicativo, favor comunicar a secretaria da escola.

Eventos

São atividades de cunho científico, artístico, esportivo, ecológico, cultural e filantrópico, cuidadosamente preparadas, que oportunizam aos alunos um contato maior com o meio em que vivem, propiciando, assim, a descoberta e o desenvolvimento de suas aptidões e lideranças.

Outras correspondências

Eventualmente, cartas, circulares, e-mails e outros comunicados são enviados às famílias. É importante que os telefones e o endereço da família estejam sempre atualizados junto à Escola, para que eventuais comunicações sejam feitas com a devida rapidez.

Lanche

O horário do lanche é um momento em que a criança está se alimentando e compartilhando da companhia dos colegas. Procure preparar o lanche com alimentos ricos em nutrientes, variados e do agrado do seu filho. Envie também um guardanapo de pano com o nome da criança.  

Dia do Brinquedo

Todas as sextas-feiras as crianças da Educação Infantil até o 1º ano poderão trazer brinquedos. Procure não mandar brinquedos de valor elevado, pois são manuseados pelas crianças e podem sofrer algum dano. Não será permitido trazer para a Escola: bola, patins, baralho, skate, tablet, ipod, celular e brinquedos com peças muito pequenas, que possam ser ingeridas ou perdidas com facilidade.

Obs.: Brinquedos somente às sextas-feiras. (Preferencialmente brinquedos coletivos.)

Remédios

O uso de medicamentos é algo que exige total atenção e deve ser feito com muito critério. Qualquer erro com relação à dosagem ou horários pode levar a graves consequências e reações adversas, ou até mesmo ser fatal. Em crianças pequenas esses cuidados devem ser redobrados, já que o baixo peso e desenvolvimento incompleto dos mecanismos de defesa podem agravar a situação.

Mesmo medicamentos vendidos sem receita médica devem ser utilizados de forma criteriosa. Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) mostram mais de dez mil casos de intoxicação por medicamentos no Brasil, apenas no ano de 2013. Destes, quase 70% ocorreram em crianças ou adolescentes, o que é alarmante.

A Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou um manual para medicação das crianças em escola, e ressalta que  o uso de medicamentos deve ser restrito às condições em que é imprescindível, com todo cuidado para evitar seu emprego inadequado.

O objetivo principal deste comunicado é proteger a saúde da criança e do adolescente no recinto escolar, evitando o uso indiscriminado de medicamentos e  erros de administração que podem levar a consequências nefastas.

Desta forma, o colégio adota, os procedimentos abaixo para a medicação na escola:

Somente serão medicadas no colégio com a apresentação de receita médica legível, dentro da validade, com os dados abaixo:

- nome da criança;

- nome do medicamento;

- carimbo do médico com nome legível e nº do CRM;

- dosagem;

- horário para a administração do medicamento.

Nos casos em que a criança apresentar sintomas no colégio, como dor ou febre, o responsável será contatado para que retire a criança ou que venha ao colégio para medicá-la. Em hipótese alguma medicaremos a criança. Na impossibilidade do responsável retirar a criança e, se observarmos que é necessário (febre alta, por exemplo), a criança poderá ser levada ao hospital próximo ao colégio (HOSPITAL MUNICIPAL DOUTOR ALEXANDRE ZAIO)




É importante ressaltar que tais medidas visam única e exclusivamente o bem estar e a segurança das crianças.

Reunião de pais

As reuniões serão marcadas trimestralmente e avisadas antecipadamente.

A presença dos pais ou responsáveis é de grande importância, devendo (em todas) haver a assinatura na lista de presença e na ficha de observação dos alunos.

A não participação implicará no registro de ausência dos mesmos nas respectivas fichas.

Caso fiquem impossibilitados de comparecerem à reunião, os pais poderão ter acesso à ficha de observação, em data posterior, desde que agendado junto a Coordenação. 

Boletim Escolar

Trimestralmente o Colégio divulga os dados do desempenho escolar dos seus alunos,através do boletim escolar, que é disponibilizado via terminal web ou aplicativo. Quando apresentado desempenho satisfatório, ou na reunião de pais.

Nos casos de desempenho insatisfatório, os pais ou responsáveis serão convidados para reunião com a Coordenação.

Integração Família-Escola

A escola é um espaço onde a criança está se relacionando com o mundo, numa visão diferente do âmbito familiar. Neste espaço convive com outras crianças, dividindo alegrias, brincadeiras, atenção, dificuldades, enfim, convivendo numa comunidade. Para que haja um maior envolvimento da criança com a Escola e as relações que esta propicia, é importante que a família incentive sua participação nos eventos promovidos, reconhecendo seu papel como agente integrador no processo ensino-aprendizagem e sua importância na formação do cidadão.

Sistema de avaliação

A avaliação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio será feita de forma sistematizada através dos seguintes instrumentos:

* Provas (objetivas e/ou dissertativas, escritas ou orais);

* Trabalhos (em grupo ou individuais);

*  Entrega de tarefas

* Participação nas aulas

É necessário ressaltar que a responsabilidade escolar, no que se refere ao cumprimento de tarefas, entrega de trabalhos e atividades na data prevista, bem como trazer materiais extras solicitados,é muito importante no processo contínuo de avaliação.

A avaliação, expressa por notas, terá valor acumulativo para efeito de promoção e será trimestral.

As sínteses trimestrais dos resultados da avaliação do aproveitamento serão expressas em notas na escala de zero a dez, graduada de cinco em cinco décimos, sendo 6,0 (seis) a média para aprovação nesta Unidade Escolar.

Quando o aluno perder a avaliação, a substitutiva deverá ser requerida na secretaria, mediante apresentação de atestado médico ou pagamento da taxa. A avaliação substitutiva será realizada em data posterior, previamente agendada. A requisição da avaliação substitutiva será aceita somente até três dias após a data da prova. Após esse prazo, o aluno não poderá mais realizá-la, tendo sua nota prejudicada.

Conservação dos livros e materiais escolares

Recomendamos que os mesmos sejam guardados e mantidos sempre em bom estado de conservação, pois o aluno poderá precisar deles no decorrer do ano para trabalhos escolares, recapitulações e/ou para os estudos de recuperação.

O aluno deve estar sempre com seu material escolar completo.

Conselho de Classe

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada turma do estabelecimento. Entre outras atribuições, cabe ao Conselho de Classe decidir quanto a aprovação ou reprovação de alunos que, após a recuperação anual, apresentarem situações limítrofes.

Postura do Aluno

* Está proibido ao aluno fumar nas dependências e proximidades do Colégio.

* Os alunos devem permanecer no interior do Colégio, nos locais designados, durante o horário das aulas, somente sendo permitida a saída por motivo justo, desde que solicitada pelos responsáveis.

* No horário da entrada ou da saída, ou qualquer outro horário (por exemplo: Plantão de dúvidas), os alunos, inclusive os que têm autorização para ir para casa desacompanhados, não poderão permanecer na frente ou nas imediações do Colégio, sozinhos ou em grupos, devendo aguardar os responsáveis ou a condução escolar nas dependências da Escola.

* É proibido namoro explícito (beijos e abraços) nas dependências do Colégio, independente do sexo.

* Fatos relacionados ao comportamento do aluno serão tratados de acordo com o Regimento Escolar.

Endereços

O Colégio não autoriza ninguém a fornecer endereço ou telefone de alunos, professores ou funcionários.